Política chinesa de ‘Covid zero’ é insustentável, diz Organização Mundial da Saúde

0
47

OMS repreende governo chinês por restrições a moradores. Em Xangai, agentes entraram em residências para fazer desinfecção e todas as linhas de metrô foram suspensas pela primeira vez. Duas maiores cidades da China apertam ainda mais restrições para conter o aumento de casos de Covid
A política de “Covid zero” adotada pelo governo da China para conter a pandemia é “insustentável”, afirmou nesta terça-feira (10) o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom.
Desde o início da pandemia, o governo chinês vem adotando duras medidas e restrições em cidades com casos confirmados de infectados pelo coronavírus.
Mulher e filha em região de isolamento em Xangai, na China, onde lockdown já dura seis semanas.
Reuters
“Quando falamos da estratégia de ‘Covid zero’, acreditamos que é insustentável, considerando-se a evolução atual do vírus e nossas previsões”, afirmou Adhanom.
O alerta da OMS acontece no mesmo dia em que Pequim e Xangai endureceram ainda medidas contra o avanço de casos da Covid-19.
Mulher espia rua em brecha a tapumes que bloqueiam a passagem de complexo residencial onde vive
Reuters
Nesta terça-feira (10), autoridades de Xangai voltaram a confinar moradores de quatro das 16 regiões da cidade, o que causou indignação da população local. As áreas já haviam sido liberadas diante da sensível melhora da pandemia.
Mulher mostra resultado de exame de Covid-19 a agente do governo em rua de Pequim, na China, em 10 de maio de 2022
Reuters
Inspetores também começaram a entrar à força na casa de moradores desinfetar o ambiente com produtos, e autoridades da cidade também suspenderam o serviço nas duas últimas linhas de metrô que ainda funcionavam na cidade.
“Como disse o doutor Tedros, [a China] tem que ter capacidade de se adaptar às circunstâncias, ao que vemos nos dados”, disse o diretor de Situações de Emergência da OMS, Michael Ryan.
Na semana passada, a China voltou a anunciar que manterá sua estratégia de Covid zero, apesar da crescente insatisfação da população em Xangai, onde moradores confinados protestam batendo panelas nas janelas.
O gigante asiático enfrenta sua pior onda epidêmica desde a primavera de 2020 e segue aplicando a mesma política de quando o vírus sofreu mutação e se tornou muito mais contagioso do que a cepa original detectada na China em 2019.
Leia também:
Comerciantes e consumidores brasileiros sentem efeitos do lockdown em Xangai
Homem foi encontrado com vida dentro de saco para cadáver em Xangai
Xangai tem revés na batalha contra Covid-19, e Pequim intensifica testes em massa

Fonte: G1 Mundo