Festival do Rio tem sessão de abertura com tapete vermelho em noite de gala no Odeon; FOTOS

0
5

Festival do Rio 2025: g1 dá a dica dos filmes imperdíveis da mostra
O Festival do Rio começou nesta quinta-feira (2) a sua 27ª edição com cerca de 300 filmes de diversos gêneros, entre produções nacionais e internacionais, com títulos aclamados nos maiores festivais do mundo.
Com um clima de noite de gala, a abertura do Festival aconteceu no Cine Odeon, no Centro do Rio, o conta com a passagem pelo tapete vermelho de artistas como Débora Nascimento e Luiza Mariani.
Além de prestigiar o evento, eles conferiram a exibição do filme de abertura.
Este ano, o escolhido foi “Depois da Caçada”, do premiado diretor Luca Guadanigno – que já esteve no Festival em 2017 para lançar um de seus filmes mais conhecidos, “Me Chame Pelo Seu Nome”. Guadanigno também é conhecido pelo sucesso “Rivais”, estrelado pela atriz Zendaya.
No evento, atores, atrizes e diretores enalteceram a importância do festival para a cena cultural do Rio.
“Estou numa grande expectativa pelo festival todo mas o filme de hoje [Depois da Caçada, ver Julia Roberts, que é uma potência feminina. Ver ela atuando em filmes profundos, complexos, sempre me motiva muito, sempre me inspira muito. Então, eu tô bem curiosa”, disse Débora.
“Eu brinco que o Festival do Rio é a minha casa, tenho uma história longa com esse festival, muito alegre por estar aqui. Passei por aqui com vários filmes, ‘Se nada mais der certo’, com ‘O Gorila’, enfim, Então tem uma história realmente de amor por esse festival”, disse Luiza Mariani, estrela do filme Cyclone, que estreia no festival.
Debora Nascimento na abertura do Festival do Rio
Anderson Bordê/AgNews
Visitas ilustres da Academia
Até o dia 12 de outubro, o público poderá assistir a mais de 300 filmes em 25 locais espalhados pela cidade, com opções que vão do cinema autoral internacional às produções brasileiras premiadas (veja a programação completa).
O g1 listou os destaques do festival, como a primeira exibição no Rio de “O Agente Secreto”, a aposta brasileira para o Oscar 2026.
Além dos filmes, o Festival terá a presença ilustre de dois importantes representantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a organização responsável pelo Oscar.
Bill Kramer, CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS), e Meredith Shea, Diretora de Membros e Prêmios, vão participar de um painel no Armazém da Utopia nesta sexta-feira (3), às 11h.
Eles vão compartilhar reflexões sobre as ações de engajamento e expansão internacional da Academia, além de debater os desafios e as oportunidades que moldam o futuro do cinema em escala mundial.
Programação gratuita e debates
Além das sessões pagas, o Festival oferece uma programação gratuita em bairros como Penha, Nova Brasília e Realengo, com filmes como “O Auto da Compadecida 2”, “Vitória” e “Kasa Branca”.
O projeto Première Brasil Debates promove encontros com cineastas no Cine Odeon, com ingressos gratuitos e a preços populares (veja a programação).
O Festival também vai celebrar os 25 anos do Programa Geração, que tem a proposta de apresentar a trabalhos feitos por crianças e adolescentes. Mais de 60 curtas do Brasil e de outros países serão exibidos no Cine Odeon, no CCJF – Centro Cultural Justiça Federal, ambos na Cinelândia, e na sala 1 do Estação NET Botafogo (Confira aqui todos os títulos participantes)
Festival do Rio 2025
????Quando? De quinta (2) a 12 de outubro ????Onde? 25 espaços culturais no Rio de Janeiro ???? Quanto? A partir de R$ 16 (meia) ????Programação completa
RioMarket 2025
O RioMarket 2025, braço de negócios do Festival do Rio, também começou nesta quinta e vai até 11 de outubro no Armazém da Utopia, no Cais do Porto. O tema é “A Construção da Nova Indústria do Audiovisual Brasileiro”.
A programação vai apresentar os principais pontos da política de estado para o setor, aprovada em 2024, e discutir como o audiovisual se consolida como motor de desenvolvimento econômico e cultural no país. O evento reunirá autoridades, representantes do governo, lideranças do setor e players internacionais em painéis, debates e reuniões estratégicas.
Além de temas como financiamento, regulação e políticas públicas, o Rio Market terá espaço para a não-ficção, com painéis sobre coproduções internacionais e sustentabilidade, e para tecnologia, com discussões sobre o impacto da inteligência artificial, blockchain e dados na indústria.
A edição também contará com a participação de executivos da Academia de Hollywood, palestrantes internacionais, workshops sobre bem-estar nos sets, debates sobre games e oficinas para jovens talentos. A programa completa e as informações sobre inscrições estão no site do evento.

Fonte: G1 Entretenimento